domingo, 26 de junho de 2011

Carta escrita em "2060"

Meu caro leitor.  O texto a seguir não é de minha autoria, mas por ter o achado deveras interessante, tive a idéia de compartilhá-lo com você.
         Estamos em 2060, e acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.  Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água, creio que me resta pouco tempo de vida.  Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.  Recordo quando tinha 05 anos.  Tudo era muito diferente.  Havia muitas arvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar um belo banho de chuveiro.  Hoje usamos toalhas umedecidas em azeite mineral para limpar a pele.  Antes todas as mulheres mostravam a sua bela cabeleira.  Agora temos de raspar a cabeça para mantê-la limpa, e sem água.
         Antes meu pai lavava o carro com a água que saia de uma mangueira.  Hoje as crianças não acreditam que a água se utilizava dessa forma.  Recordo que tinha muitos anúncios que diziam “ECONOMIZE AGUA”, só que ninguém ligava; não acreditávamos que a água pudesse acabar.  Agora todos os rios, barragens, lagoas, estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.  Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber eram oito copos por dia.  Hoje só posso beber meio copo.   Roupa é descartável, o que aumenta muito a quantidade de lixo.  Voltamos a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgoto não se usam mais por falta de água.
         A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele causadas pelos raios ultravioletas; porque já não existe mais na atmosfera a CAMADA DE OZÔNIO que os filtrava.
         Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.  AS enfermidades da pele, as infecções gastrintestinais, e doenças das vias urinárias são as principais causas de morte.  As indústrias estão paradas e o desemprego é dramático.  As fábricas dessalinizadoras (que tiram o sal da água) são as principais fontes de emprego e o pagamento é feito com água potável em vez de dinheiro.  Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas.  A comida é 80% sintética.   A pele de uma jovem de 20 anos ETA tão ressecada que parece ter 40 anos.  Os cientistas investigam, mas não há solução possível.  Não se pode fabricar água, o oxigênio também esta degradado por “FALTA DE ARVORES” o que diminui o coeficiente intelectual das novas gerações.  Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos e como conseqüência há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações.
         O governo nos cobra até pelo ar que respiramos.  Quem não pode pagar é retirado das “Zonas Ventiladas”, que estão dotadas de gigantescos Pulmões mecânicos que funcionam com energia solar.  A idade média é de 35 anos.
         Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exercito.  A água tornou-se um tesouro muito cobiçado.  Quase nunca chove e quando chove é chuva acida.
         Advertia-se que deveríamos cuidar do MEIO AMBIENTE, mas ninguém ligou!  Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando eu era jovem, descrevo o quanto eram bonitos os bosques, lhe falo das chuvas, das flores, do quanto era gostoso tomar um banho, pescar nos rios, beber água eu quisesse a quanto a nossa vida era saudável.  E então ela me pergunta: Papai, Porque a água acabou?. Então eu sinto um nó na garganta; não posso deixar de me sentir culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente.  Agora nossos filhos pagam por um peço muito alto.  Sinceramente creio que a vida na Terra, já não mais será possível dentro de pouco tempo; porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.  Como gostaria de poder voltar atrás e fazer com que a humanidade compreendesse tudo isso, e ainda tivéssemos tempo para salvar o nosso planeta terra.

                                                  Associação Comunitária “Vida Melhor”
                                                                    4183-1113
 Até mais!

2 comentários:

  1. Goostei muito, achei bem interessante *--*

    ResponderExcluir
  2. obrigada. As vezes precisamos de um choque de realidade, para parar de fazer certas coisas.

    ResponderExcluir